ASSOCIAÇÃO
CARLOS BARBOSA
DE FUTSAL

Notícias

13/07/2017 - Equipe Principal

Marquinhos Xavier lança o seu segundo livro

  • Marquinhos lança o seu segundo livro sobre o futsal
    Foto: Ulisses Castro / ACBF
  • O técnico da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), Marquinhos Xavier, lançou o seu segundo livro: Futsal: da formação ao alto rendimento – métodos e processos do treinamento. A obra tem o objetivo de auxiliar outros profissionais a trabalharem no desenvolvimento de atletas desde as categorias de base.

     

    Se no primeiro livro o técnico abordou a preparação física, a ideia de sua segunda publicação é ajudar a melhorar a performance de todos os profissionais que trabalham na modalidade. Através da própria experiência no começo de sua carreira, Marquinhos quer auxiliar treinadores na formação de jogadores para facilitar a subida ao profissional. “Vejo que há muitos treinadores com dificuldade de estabelecer metodologias de trabalho. Isso faz com que a equipe de formação tenha uma oscilação muito grande. Às vezes, acabam pulando etapas. É um livro que fala desses processos e métodos no futsal”, explicou.

     

    “O livro está dividido em três capítulos para tentar organizar e a parte mais importante na minha opinião é a de modelação de estrutura. Uma vez que a gente percebe que o atleta desconhece o terreno de jogo, desconhece onde ele joga, ignora o posicionamento e isso é fundamental no jogo. Aí você pergunta: ‘mas o atleta joga todo o dia e não sabe onde está jogando?’ Não, ele não sabe. Essa é uma conclusão que cheguei vendo os atletas se posicionarem dentro de quadra, vendo o desenvolvimento. Esse livro oferece uma oportunidade para todos os profissionais que trabalham com o futsal”, complementou o técnico.

     

    Marquinhos também é conhecido no mundo do futsal por ministrar palestras e cursos em várias cidades do Brasil. Muitas vezes é questionado sobre a sua “fórmula secreta” para vencer os jogos e competições. Ele afirma que cada equipe tem a uma característica diferente das demais e que o livro pode trazer respostas aos profissionais do futsal. “Acho que ninguém compra um remédio sem ir ao médico. O médico precisa ver o paciente e o paciente precisa relatar esse problema. Somente aí que ele vai dizer qual será a medicação correta. Como posso oferecer uma atividade se eu não conheço a defesa dele? As pessoas querem algo pronto, mas o livro tenta identificar os seus problemas. Por isso, Métodos e Processos é relativo a isso. Para entender a identificar esses problemas”.

     

    No início da carreira como técnico de futsal, Marquinhos lembra que sentia falta de publicações e referências para utilizar como base em seus trabalhos. Para ele, isso serviu de inspiração para escrever. “Talvez essa tenha sido a minha grande angustia no começo. Eu queria ler, estudar, queria ter um estágio, esses programas que hoje são oferecidos. Queria ver grandes treinadores falarem e eu não encontrava. Quando comecei esse projeto de oferecer conteúdo para o futsal, falavam que era absurdo e hoje estou no segundo livro. E dá para ver que está ajudando, pois as pessoas estão dando um feedback. ‘Pô, está me ajudando. Ganhei um campeonato”. As pessoas ainda estão muito vinculadas ao resultado e não é esse meu objetivo. Quero que as pessoas melhorem a vida e a performance do atleta. Mas quando vem o resultado também é muito bom, pois dá uma confiança melhor. Quando vem esse feedback positivo é muito legal. O futsal me ensinou e hoje estou devolvendo aquilo que ele me ensinou”.

     

    O técnico ainda lembrou que lançar o livro durante a sua passagem pela ACBF tem um significado especial. “Tudo que você vê no livro, desde a capa, remete à ACBF. Esse livro está sendo escrito há 4 anos, que é o tempo em que estou aqui. A experiência aqui dentro me fez amadurecer muito e tudo remete ao trabalho que a gente tem feito aqui. Esse livro sugere que é a identidade de nosso trabalho aqui em Carlos Barbosa”.

     

    O livro está à venda na Loja da ACBF, localizada no Centro Municipal de Eventos, e no site oficial do técnico Marquinhos Xavier. Clique aqui para acessar.




    Ulisses Castro

    Assessoria de Comunicação - ACBF




    • Foto: Ulisses Castro / ACBF
    < Voltar
    X
    E-mail
    Nome:
    sobrenome:
    Verificar
    Digitar o texto como aparece na imagem
     
     
    Dados serão enviados ao sistema cipmailing
    da empresa cipnet

    Assine nossa newsletter!

    Receba notícias e novidades da
    ACBF por e-mail!

    Fale com a ACBF!

    Mande suas dúvidas, críticas ou
    sugestões para a ACBF.

    Patrocinadores:

    Patrocinadores das Cadeiras Esportivas do CME Sérgio Luiz Guerra:

    Apoiadores:

    Dezwork Digital
    ACBF - Associação Carlos Barbosa de Futsal
    Av. Presidente Kennedy, 350 - Sala 03 - Carlos Barbosa / RS
    CEP: 95185-000 - Fone: (54) 3461-3411 - [email protected]